top of page

Escritores Da Liberdade. Desafios, soluções e uma lição de determinação!

  • Equipe Musicando
  • 21 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

54be767d43655.jpg

Filme assistido pela turma do 1° Semestre de Licenciatura em Música - Unisantos Dados Técnicos: Sinopse: Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo. Baseado em uma história real.

Diretor: Richard LaGravenese

Atores Principais: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Ricardo Molina, Pat Carroll, Scott Glenn, Imelda Staunton, Robert Wisdom, John Benjamin Hickey.

Produção: Paramount Pictures - Fonte: Adoro Cinema

A equipe Musicando, através dos questionamentos propostos pela Prf.ª Maria Cristina, analisou o filme e preparou esse artigo. Leiam e reflitam sobre a realidade educacional. O filme nos mostra como idéia principal, não só o despertar da turma para mudança de vida e aprendizado, mas também nos mostra que quando se ama e se acredita no que se faz, conseguimos transpor as barreiras que enfrentamos no caminho. Uma dessas barrerias, em que a professora enfrentou para conseguir trabalhar, foi a segregação por origens. Os alunos faziam partes de "gangues" que não socializavam entre si, era de fato um clima de guerra. Ao perceber essa situação, um parelelo com a Sergunda Guerra Mundial, começa a despertar as idéias dos alunos. Ao mostrar aos alunos os grandes problemas que a segregação causou na história, ela passa a despertar na cabeça dos alunos que as gangues só poderiam gerar maior conflito. E assim passa a conseguir a atenção deles. Torna o ambiente favoravel para que eles comecem a assimilar as idéias que ela tinha pra eles. Descacreditados por uma educação padronizada apenas por números e não qualitativa, os alunos eram desacreditados por estarem nessas condições sociais. Isso muito se parece com a nossa realidade escolar. Vimos então nessas cenas iniciais, que existiam a falta de organização, falta de estrutura, falta de motivação dos professores desacreditados naquele sistema educacional. Problemas sociais, marcam muito essas cenas, e isso vivenciamos no Brasil diariamente. Todos esses aspectos encontrados nas cenas, foram debatidos em nossa matéria, e através desses debates chegamos em uma conclusão que a escola precisa ser interessante. É preciso criar um ambiente favorável ao aluno. Ele precisa ter prazer de ir a escola. Essa falta de um ambiente favorável, somada com a falta de interesse dos profissionais, que estavam descareditados no sitema, fica claro na cena em que a diretora proibe a professora a emprestar os livros da biblioteca. Todos eles novos, mas o sistema que ali permanecia, não acreditava que aqueles alunos seriam capazes de entender o conteudo. Eram totalmente desacreditados, para a diretora, eles "não teriam jeito". Quando é negado o direito de ler os livros, a professora compra os livros, e geram uma confiança imensa dos alunos para com ela. Eles nunca tinham um livro em mãos. e Ali ela mostra que eles são capazes e não são desacreditados.

Queriamos separar uma cena em especial, para nós, a melhor cena de todo o filme. O jogo da linha. A professora ainda tetando conquistar a confiança dos alunos, promove um jogo onde mostra para eles que apesar das diferenças étnicas, eles tinha muito mais em comum que imaginavam. Com perguntas relativas a vida deles fora da escola, e inseridas nas gangues, ela começa a despertar neles o sentimento que todos eram muito parecidos de alguma forma, viviam na mesma realidade e que se continuassem a disputa de gangues, não chegariam a lugar algum. Após esse jogo, ela distribui diarios para que eles escrevam suas histórias. Ai eles começam a se refugiar nesses diarios, e isso faz com que a escola seja um lugar agradavel para fugir da realidade das ruas. A escola torna-se interessante, para eles. E ai a professora começa a brigar por eles e consegue o que o sistema existente não conseguia. Fazer aquelas pessoas desacreditadas, se tornarem não só alunos dedicados, mas pessoas de bem.

Enfim, o filme é uma viagem não só escolar, com os problemas que ainda enfretamos, mas também um grande exemplo de mudar seu ponto de vista e se erguer perante uma situação da qual você é vitima e também culpado, por estar passando. Os probelmas sociais estão ai, mas ainda existem pessoas dedicadas, agarre essa oportunidade e seja a mudança que você quer. Não haja como vitíma sempre. Haja como alguem que quer sair dessa condição. Se você for apenas a vitíma, sera tabmém sempre o culpado.

escritores-da-liberdade-4.jpg


 
 
 

Comments


Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

Doar com PayPal

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page